13.6.11

refúgio: casa turquesa



Continuando nossa série "refúgios", hoje vou mostrar a Casa Turquesa em Paraty. Nunca me hospedei lá, mas sempre que vou a Paraty (vamos passar o dia lá quando estamos em Ubatuba) não resisto e tenho que dar uma passadinha nessa que, pra mim, é uma das pousadas mais charmosas da região!

Por fora, a casa do século XVIII tem fachada colonial, no estilo mais tradicional de Paraty. Mas chama a atenção pelo tom azul turquesa das portas que dá um toque super especial à construção... e me deixa completamente seduzida! Não consigo deixar de entrar...  E aí, quando entro na pousada, fico sempre encantada! A dona da pousada, a querida Tetê Etrusco, se preocupa com cada detalhe... Da cestinha na entrada com chinelos para os hóspedes, aos guardanapos personalizados, dá pra ver o cuidado e o carinho que ela coloca no lugar!

Como a casa foi destruída por um incêndio há 30 anos, ela foi totalmente restaurada. E o projeto do Renato Tavolaro foi muito feliz, porque conseguiu preservar o ar colonial das casas de Paraty mas com uma cara super atual! Adorei as paredes de pedras e o contra-ponto com o piso de madeira e os móveis contemporâneos.

A decoração também foi muito bem pensada. Com móveis de Carlinhos Mota e Zanine Caldas e mosquiteiros de artesãos do sul da Bahia, a decor deixou a pousada super elegante, mas sem deixar de ser praiana! E gente, tem coisa mais gostosa numa casa de praia do que mosquiteiros imensos e esvoaçantes?!












Gente, queria agradecer a Tetê Etrusco que foi super fofa comigo! Quando entrei em contato com ela perguntando se podia mostrar a Casa Turquesa no blog, ela foi super atenciosa e me mandou um cd com as fotos que vocês vêem aqui e um folder muito gracinha da pousada! Obrigada Tetê!

3 comentários:

  1. Que post maravilhoso!!! Fiquei morrendo de vontade de conhecer a Pousada, linda de morrer!!! Adorei tudo, especialmente a cama com dossel com vista para os lindos telhados de Parati... ai, ai... gostinho de férias!!! Grande abraço!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carla! Obrigada!!! Pois é... a pousada é encantadora mesmo! Recomendo super! Se não for pra se hospedar lá, pelo menos dar uma entradinha e visitar a lojinha da pousada, que tem várias coisas fofas!! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Anotei a dica, valeu! No verão quero ir pra Paraty e anotarei essa Pousada!
    beijinhus,Mayana


    baonilha.blogspot.com

    ResponderExcluir